Pular para o conteúdo principal

QUEM É ESSE MARCOS MARROM





No mundo do Eu e Eu... Sou Marcos Marrom talvez muitos podem achar que coloquei esta cor no meu sobrenome por não aceitar ser negro ou ... Sei lá ... Ou não querer falar de meu nome. Espera aí... Vocês que não me conhece vou resumir rápido porque veio este apelido e porque está agregado em minha vida... 

Quando pequeno trabalhando de servente no fundo de uma casa, o pedreiro vizinho Garcia, treinador de futebol parou o seu trabalho e logo sussurrou “Olha só! Este menino é Marrom, vermelhinho, Sarara e Valdinei seu filho que estava ali trabalhando conosco, sorriu e confirmou.  Eu logo querendo me defender neste primeiro bullying assim dizer nestes novos tempos, retruquei…  – E tu  Valdinei!?  Também sarara criolo, vou te chamar de AMARELO,  agora tinha o AMARELO E O MARROM, pela influência do adulto Garcia, agora todos me conheciam como  o menino Marrom. Quando eu passava, todos gritavam.
Olha lá o Marrom! Mantive calado… fazer o que? brigar?… será que naquele momento eu tinha que falar que eu tinha o nome de   MARCOS DA SILVA SANTANA, naquele momento percebi um jogo, estas pessoas estavam propondo, e eu aceitei. E em um gesto simples cumprimentava…. Batia a mão e logo me chamava para jogar bola.

Foi assim que tive a vontade de ser jogador de futebol. Na adolescência não foi muito bem no estudo. Um garoto muito critico pelo esses sistema de copiar no quadro e sem ter a oportunidade de viver o que estávamos estudando. Literalmente a bagunça foi aliada deste jovem, que foi até expulso. Deixava de ir para escola para jogar bola, juntos com os meninos da rua.  Foi reprovado duas vezes na 5ª série.
Teve que mudar de escola, aconteceram vários conflitos, mais uma vez  teve que mudar de bairro para estudar.    
Em sua infância, Lembra que quando ganhou os seus primeiros lápis e cartolina ficava esperando a hora de ir para escola. O seu pai  atleta do Karate também o influenciou fazer esta modalidade que deu inúmeras  vitorias e disciplina para este garoto.  Assim chegando  até a faixa preta 1º Dam. Grau de professor.    
Depois de muita turbulência e conflito. Conseguiu um serviço que assinou sua carteira de trabalho, aos 16 anos. Sempre trabalhando autônomo para comprar suas coisas, agora se sentia uma pessoa incluída no sistema de trabalho. Foi no trabalho de jovem aprendiz do Pró cerrado que conseguiu organizar sua responsabilidade, foi aí que teve o primeiro dinheiro para fazer a sua carteira de motorista. Trabalhou dois anos na Presidência do Ipasgo em Goiânia.
Nesta época começou a se interessar pela arte, quando viu uma apresentação de um ator na  festa que a empresa promovia.
Esta energia de curiosidade  começou a frequentar  aulas de desenho e pintura na Escola de Artes Veiga Valle.
Em seguida começou a cursar teatro, mas sentia não se encaixar em algum grupo, além de sofrer com as dificuldades das vaidades de artistas. Segundo Marrom, havia dificuldades também de se encontrar, com desinteresses de alguns membros pensou logo. A partir daí começou a pensar na possibilidade de trabalhar com bonecos, pois as pessoas poderiam deixa-lo, mas os bonecos não.
Sou a primeira  geração da minha família a formar, a entrar em uma sala de aula e falar de artes e dá aula para professores. Sou o primeiro jovem militante pela educação e cultura, autor de um livro de poesia, diretor de cia teatral,  artista, comerciante, e  curioso a entender ou começar a entender o que tem nestes  países vizinhos tão próximo.
Sou fascinado sinceramente pela américa latina. Mesmo já ter ido conhecer a Europa, mesmo passando pouco tempo em Portugal participando do Festival FiMO em 2018.
Morei na Argentina, e sendo um dos  pontos de partida, conheci  Bolivia, Peru, Uruguai, El Salvador, hoje tenho amigos em Guatemala, Nicarágua. Conheço a historia do Chile, por amigos que encontrei e trabalhei  em Buenos Aires.
 Estive com pessoas da Colômbia. Estudei com  Equatorianos, e hoje a gente se fala,  eles quando estão de viajem dormi em casa. Comi muito comida Mexicana e tenho esta flor latina no meu sangue, e o gingado de lutas sociais. Sou um pensador latino.  
Viajei muito pelo Brasil sempre a trabalho ou buscando conhecimento. A minha primeira viagem que desbravei começou em 2005 no fórum social mundial, lembro que vários adolescentes iam para o sinaleiro para pedir dinheiro a pagar o ônibus e o que eu lembro que paguei só 5 reais na primeira viagem para Porto Alegre. Está viagem foi inesquecível Ali vi varias nações se encontrando, e debatendo uma nova possibilidade de viver.

Hoje Marcos Marrom é uns dos maiores incentivadores de pesquisa do teatro de bonecos de Goiás, novo comerciante, tem nome em alguns livros de pesquisas. E Agora alguns pesquisam se eu vou ser vereador de Aparecida de Goiânia. Parece uma boa ideia mas ainda estamos em projeto. E muito cedo para responder… Mas quem sabe no próximo capitulo consiga responder… 



Telefone: 62 9-84990600

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da arte

  Hoje venho mostrar a importância da arte que foi para minha vida. Comecei fazer desenho e pintura para depois trabalhar com teatro de formas animadas. O que percebi. Que a arte independente de raça e etnia é muito bom para a vida, liberta. É uma forma de fazer política, com a imaginação.  A arte me proporcionou ver o mundo de outra forma, encontrar com pessoas e viajar pelo mundo. Hoje devo muito a arte. Fez eu ser mais politizado. A arte me fez ver a verdade e lutar por ela.  A arte fez eu encontrar pessoas que só via na TV e quando encontrei, percebi que são pessoas como eu e você.  Viva a arte e as pessoas que gostam de viver com mais leveza e com amor...  #arte #liberdade #aparecidadegoiania #cadernodomarcosmarrom #goias

QUERO PLANTAR E COMER

  Sempre na internet surge uma nova  onda de publicação, e essa achei muito legal, o tema são as curiosidades. Resolvi  fazer a minha diferente. Porque este texto aqui, também vai para o meu blog. cadernodomarcosmarrom.blogspot.com vai lá e conferi. (se já está aqui, divulgue para nós)  Enfim, quero falar uma curiosidade  da minha vida. Sou um menino urbano e  não nasci na roça , mais minha família veio da roça, e isso me faz uma pessoa de sorte.  Por isso que posso falar, "minha família é roceira". Com essa herança  cultural, vi meu Avô plantando, me presenteando com cana e mandioca. Ele morava em Tocantins, depois precisou vim para Goiás onde reconstruiu a sua vida.  Chegou em Aparecida de Goiânia e foi morar no Bairro Garavelo. Ele não tinha terra para plantar. Mais o lote vizinho tinha muito mato, e o dono sem muito cuidado e sem condição de construir uma casa , deixou o meu avô plantar.   Ele Junto com a enxada, era um show a parte.  Fazia do lote sujo, um lugar prosper

Você que briga por politica

  V ocê que briga por política, e não conversa mais com o seu vizinho. NÃO FAÇA ISSO! Estamos em um processo eleitoral e precisamos é brigar por ideias, construir projetos, e não ficar falando que um é melhor que o outro. Na minha visão, o que eu vejo, nessa política. È a mesma política de quando eu era pequeno. Um grupo contra o outro grupo. Tipo torcida de futebol. Só que não entendemos, que a torcida briga, mata. Os políticos, como os jogadores se cumprimentam no final dos jogos, e troca em algumas ocasiões a camisa. Eles ganham milhões enquanto nós, trabalhamos muito, e ganhamos pouco. Você que torce para o seu candidato, não fique doente. Ontem o Bolsonaro apoiava o Lula, e hoje eles estão em conflitos. Ontem o Alkmin era contra o Lula, e hoje? Bem ! Você que me escuta. Hoje sou contra, mais amanha posso fazer parte do seu time. O mercado e o tempo muda. Precisamos torcer, mais não odiar, ir para o campo de ideias e sair no final de tudo, vitoriosos por fazer